domingo, 21 de junho de 2009

Para um Brasil Melhor

A EDUCAÇÃO é um dos caminhos para as soluções. Investimentos devem ser direcionados para ela, principalmente no aprimoramento.
Mas não apenas a Educação, o que adianta uma sociedade culta sem trabalho?
Um complemento essencial deverá ser associado. Este complemento é a colocação dos jovens em setores de ganho. Será a aplicação do conhecimento adquirido.
Enorme esforço político deverá ser feito. Paliativos não funcionam, são necessárias estruturas sólidas que permitam a eles a vida que esperam: - o trabalho.
Para enfrentar o desafio o homem público TEM QUE SER PATRIOTA.
Patriota não quer dizer apenas ufanismo diante de nossa seleção de futebol, é um termo muito mais profundo, quer dizer satisfação em ajudar a Nação e Nação é o povo.
Aliando vontade de fazer, entremos no aspecto TRABALHO para os jovens.
Sabemos perfeitamente que as máquinas retiram gradativamente o homem de suas funções, sem retorno.
O Ministério da Ciência e Tecnologia poderia dar apoio ao Ministério do Trabalho para o grande empreendimento nacional proposto. A função do primeiro seria o estudo constante para direcionamento de mão de obra, passando o resultado para o segundo, que se encarregaria da execução junto com o Ministério da Educação.
A opinião sobre os Ministérios é apenas forma de colocação, o importante é que para cobrir o estrago da máquina na sociedade (desemprego), um órgão especial deverá sempre estar em condições de suprir o desequilíbrio.
Tudo isto é muito bonito. Mas como seria possível execução de tal porte?
- Lógico que há de se investir e muito!
Temos condições para isto?
- Evidente que temos!
Somos uma potência embora haja setores que tendem a desvirtuar nossa realidade.
Vejam por exemplo: num mundo conturbado pela possível falta de petróleo, temos o luxo em dizer que somos auto-suficientes. Para completar temos alternativas como o álcool e o bio-diesel. Mais ainda, temos um vasto lençol de água. O que podemos querer mais? Resumindo: a principal mola de uma nação é a energia e temos o suficiente.
Creiam, nossa potencialidade vêem influindo significativamente nos investimentos externos, tanto que estamos mantendo uma moeda forte.
Bem, supondo que existam as condições, o que poderia ser feito para a juventude?
- Criação de uma boa escola e de trabalho.
Para o trabalho: a implantação de milhares de empresas estatais de médio e pequeno porte dando cobertura aos municípios. As produções poderiam ser direcionadas para o comércio interno e para exportação. Em pouco tempo se pagariam e ainda dariam lucro.
O necessário é a vontade política direcionada sempre para o bem comum e não para interesses próprios ou escusos.
A corrupção precisa ter um ponto final. O homem público respeitado muda tudo e oferece satisfação para a Nação.
21 de abril de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário