segunda-feira, 22 de junho de 2009

Introdução a Ficção Científica


Como o próprio nome indica Ficção Científica é uma história irreal montada a fim de permitir um passatempo, uma viagem para mundos fantásticos. Sua construção é fácil, tudo pode ser feito com o texto. Por exemplo: dar nomes estranhos, visitar planetas, inventar máquinas, enfim entrar no plano do impossível. Enquadro este tipo de literatura na mesma linha das fábulas.
Sempre gostei de escrever contos ou crônicas fictícias. Certa vez na minha juventude envie um texto para o jornal local. Contava sobre um encontro que tivera com um “disco voador” onde só havia percebido o fato mais tarde, quando observei sinais em meu braço. Resumindo, hipoteticamente havia sido abduzido. No final da crônica havia colocado a advertência de que tudo não passava de mera ficção. No entanto, no dia seguinte algumas pessoas vieram falar comigo querendo maiores detalhes. Isto realmente aconteceu porque não leram a observação.
Apesar do incidente, continuei a colocar meus pensamentos extravagantes na forma de literatura.
Para elaborá-los leio tudo sobre óvnis e sobre os mistérios não desvendados. Tento transmitir situações de forma a parecer real tal qual a maioria dos ficcionistas. Isto não quer dizer que acredite em tais “fatos”, muitas vezes vejo que são absurdos, mas por outro lado percebo um “prato cheio” para uma boa história.

Armando de Oliveira Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário